O Carnaval está aí e com ele a necessidade de proteger o seu celular (e os dados presentes nele) de casos de furto ou roubo do aparelho.
+ Vai comprar smartphone usado? Confira estas 10 dicas
+ Cinco dicas para melhorar o desempenho da bateria do celular
+ Veja cinco dicas para melhorar um celular lento
Confira a seguir algumas dicas da empresa de segurança digital Kaspersky para melhorar a segurança do seu celular para o caso de você ser vítima de um furto ou roubo. Ou até mesmo que os seus dados sejam surrupiados sem você saber.
Como proteger o seu celular no carnaval:
Não deixe a porta aberta
Caso você ainda não tenha colocado senha (ou ativado outro mecanismo de proteção) em seu aparelho, a hora é agora! Coloque também a solicitação de senha para adicionar nova digital (caso o criminoso tente adicionar a dele) para evitar que o criminoso tenha acesso a app protegidos por senha.
Remova ainda as senhas salvas no celular e navegador e os logins automáticos. E retire o atalho “Modo avião” na tela inicial, para que o dispositivo fique online e você possa ter acesso remoto a ele.
Dupla autenticação
Com a verificação em dupla autenticação ativada, uma vez que você desloga da conta por um dispositivo remoto, o ladrão não conseguirá reconectar por não saber seu código pessoal.
Caso você use um app de geração de autenticação única (OTP), como o Google Authenticator, lembre-se de desativá-lo também.
Levaram o meu celular. E agora?
Saiba qual é o IMEI
O identificador global único é um número que pode ser consultado na caixa do celular ou no adesivo em sua bateria.
De posse dele, o usuário consegue bloquear o aparelho ligando para a operadora, bem como registrar um boletim de ocorrência.
Ligue para o seu banco
Notifique que o telefone vinculado à sua conta foi roubado e peça o bloqueio de qualquer transação feito por este dispositivo. Repita esse processo para todas as instituições financeiras e comerciais.
Outra dica
Pode parecer estranho. Mas, se a bateria do celular estiver baixa, recuse a oferta de estranhos para a recarga com fio. É que a conexão via USB, além da função de carregamento, permite a transferência de dados e você nunca saberá se há algum dispositivo conectado do outro lado querendo roubar seus dados.